Está nas nossas MÃOS CURAR um DOENTE

Campanhas em Acção

Dia Mundial da Criança

1 de Junho de 2023

Dia Mundial da Criança

Estimados amigos,
Aproxima-se a celebração do Dia Mundial da Criança cujo objectivo será sempre o mais sublime: promover os direitos, a protecção, o cuidado e o bem-estar de todas as crianças do mundo.
No entanto, em muitas regiões, ainda existem inúmeras crianças invisíveis onde a infância lhes é roubada. As guerras, a pobreza, os maus-tratos e abusos, a falta de cuidados de saúde, a deficiência, o abandono, a perda dos pais e de mais família, e a falta de amor são exemplos de situações vividas pela criança frágil durante dias, meses, anos… que não podemos continuar a ignorar e que temos a obrigação de combater.
Ao longo do ano a APARF recebe, e cada vez mais, pedidos de apoio para projectos de assistência infantil, aos quais procura dar resposta contribuindo para a alimentação básica, cuidados de saúde, higiene e educação de crianças órfãs e doentes. Estas crianças não estão perdidas. Não podemos perdê-las.
Para continuar a cuidar destas e outras crianças, a APARF precisa da sua ajuda. Só com a sua generosidade tem conseguido dar resposta aos clamorosos pedidos de socorro.
Neste Dia Mundial da Criança pensemos na fragilidade de todas estas crianças e ofereçamos um pouco de esperança e sonho a quem nada tem. Faça uma criança sorrir.

“Não há sonhos grandes demais”.
(Raoul Follereau)

Dia Mundial da Água

22 de Março de 2023

Estimados amigos,
No próximo dia 22 de Março celebraremos mais uma vez o Dia Mundial da Água. Assunto muito actual.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde “1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso a água potável.” Esta é a realidade com que nos debatemos e que enquanto não for ultrapassada, enquanto todas as pessoas não tiverem acesso a água limpa, a APARF continuará a fazer as campanhas necessárias e a lutar para contribuir na resolução do problema e principalmente na ajuda imediata às pessoas.
No ano transacto a APARF destinou 10% da verba total dos seus apoios para projectos de água. Dar condições para que as populações tenham água é crucial na prevenção da doença da lepra. O primeiro e o primordial passo a dar para o tratamento e a cura da doença da lepra é o de ter água potável. A erradicação da doença passa impreterivelmente pela água. Os países onde a doença mais incide, e onde é mais difícil de tratar, são aqueles onde as populações mais dificuldade têm no acesso a este bem fundamental à saúde e à vida, que é a água limpa.
Este continua a ser um grande desafio para a APARF e de todos nós. Levar água a todos para que ninguém fique para trás.
Precisamos da sua ajuda para mais esta campanha. Contamos consigo.

70º Dia Mundial dos Doentes de Lepra

29 de Janeiro de 2023

Estimados amigos,
A celebração do Dia Mundial dos Doentes de Lepra está próxima e a Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau quer comemorar esta data com a sensibilização para esta doença, por muitos, esquecida.
O tratamento para a doença de lepra existe e apesar da doença ter cura ainda não foi erradicada. Com o agravamento das situações de pobreza, a existência de pessoas que vivem abaixo do limiar da dignidade humana e sem acesso a cuidados básicos de saúde, cria um ambiente propício para a propagação da doença. É necessário apostar na prevenção! Só dotando as populações mais pobres ao acesso a cuidados de saúde, água potável, condições sanitárias e alimentação básicas podemos erradicar a doença de lepra.
Os efeitos da pandemia continuam a afectar os programas de luta contra a lepra, na maioria dos países da África, América Latina e Ásia. Os milhares de novos casos de lepra diagnosticados, já com deformações visíveis, aumentaram, tanto nos adultos como nas crianças, revelando um diagnóstico tardio da doença, uma consequência das medidas de confinamento.
A doença da lepra é um desafio à nossa solidariedade.

Os donativos podem ser enviados por vale de correio, transferência bancária, cheque ou multibanco, e todos os recibos são dedutíveis no IRS.

Organizai a epidemia do bem. E que ela contamine o mundo!” (Raoul Follereau)

Contamos com a sua generosidade para promover, divulgar e incentivar as pessoas conhecidas e amigas a colaborarem com a APARF. Só consigo conseguiremos chegar a quem precisa.