Está nas nossas MÃOS CURAR um DOENTE
Campanhas em Acção
73º Dia Mundial dos Doentes de Lepra
25 de Janeiro de 2026
Estimados amigos,
No Dia Mundial dos Doentes de Lepra a Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau quer alertar para a existência desta doença que tem consumido, e continua a consumir, os mais pobres dos pobres durante milhares de anos.
As guerras, os cataclismos e o aumento do custo de vida têm contribuído para o desenvolvimento da pobreza e da miséria de muitas populações. São nestes ambientes, onde abunda a fome e a falta de condições dignas de viver que a doença de propaga.
Em pleno século XXI a lepra ainda afecta por ano mais de 180.000 pessoas e mais de 10.000 crianças.
Para podermos continuar a apoiar projectos de prevenção, diagnóstico e cura, a APARF precisa de si, da sua boa vontade e da sua generosidade. Contamos consigo para as ajudar! Unidos podemos tornar o mundo melhor.
Colabore com a sua generosidade e com a divulgação desta causa. Contamos consigo!
“Eu creio que o vencedor é aquele que se doa.” (Raoul Follereau)
"A Hora dos Pobres"
16 de Novembro de 2025
Estimados Amigos,
Vivemos tempos desafiantes. As Instituições de Solidariedade são, desde há muito tempo, o braço de apoio e a ajuda às sociedades onde falha e/ou falta o Estado social. É neste grupo de solução que a APARF se integra, assumindo a vontade e a responsabilidade de apoiar quem mais precisa.
Aproxima-se o final do ano e com ele a data em que somos todos convidados a pensar, a reflectir, sobre a pobreza e a agir em prol das suas vítimas directas: os pobres. Vamos assinalar o Dia Mundial da Pobreza, ou, como Raoul Follereau já lhe tinha chamado, a Hora dos Pobres.
Sempre houve e sempre haverá pobres. Não temos a veleidade de ambicionar acabar com a pobreza, mas está na génese da Associação, no nosso ADN (como agora muito se diz), ajudar a que alguns pobres possam ter um dia, ou uma vida, melhor. Cada pequena acção conta e, com a sua ajuda, podemos transformar vidas e oferecer um pouco mais de esperança e humanidade. Muito obrigado por sua sensibilidade e por estar ao nosso lado nessa missão tão importante.
Terminamos citando as sábias e ternas palavras Raoul Follereau: “Dar uma hora por ano aos pobres é, antes de mais, dedicar-lhes uns momentos da nossa vida, de pensar neles. Gesto simples, fácil de pôr em prática, com um significado impressionante”.
Aceitemos o seu convite e sejamos solidários e, com uma hora do nosso dia, retribuamos alguma dignidade a quem nada tem.
Contamos com a sua ajuda.
Santos Ponciano
Os donativos podem ser enviados por vale de correio, transferência bancária, cheque ou multibanco, e todos os recibos são dedutíveis no IRS.
“Organizai a epidemia do bem. E que ela contamine o mundo!” (Raoul Follereau)
Contamos com a sua generosidade para promover, divulgar e incentivar as pessoas conhecidas e amigas a colaborarem com a APARF. Só consigo conseguiremos chegar a quem precisa.
