A APARF em São Tomé e Príncipe

Projecto 72/2019
Projecto: “Apoio aos idosos da Casa de Santana”

O P. Manuel Cristóvão, responsável pela Casa de Santa Ana, na Paróquia de Santana, solicita à APARF a renovação do pedido de apoio aos idosos que já não podem sobreviver pelos seus próprios meios devido à idade, à doença e à situação de abandono. É um projecto, sabemos desde a sua criação, a fundo perdido pois não tem qualquer hipótese de sustentabilidade.
A Casa de Santa Ana, inaugurada a 26 de Julho de 2014, contou desde o início com a preciosa colaboração da APARF. Funciona como Centro de Dia, procurando dar, diariamente, uma refeição quente a 47 idosos muito pobres (Prato Quente – durante os cinco dias da semana e pequenos cabazes para o fim de semana de alguns), proporcionar-lhes acompanhamento médico e medicamentoso. Aos idosos que pela falta de mobilidade já não se podem deslocar ao Centro, é necessário visitá-los nas suas casas e levar-lhes o que mais necessitam.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 8.500,00 Euros.

Projecto 71/2019
Projecto: “Ajuda para a Ilha do Príncipe”

As dificuldades sentidas na Ilha do Príncipe são sobejamente conhecidas. Não tem Centro Clínico, não tem farmácia, não tem Lar para idosos nem Centro de acolhimento para crianças. A sua população é de 7.500 habitantes e sofrem de dupla insularidade. Sabemos pelo senhor Bispo, Dom Manuel dos Santos, e por testemunhos pessoais de quem visita a ilha que só as Irmãs da Servas Sagrada Família prestam alguma assistência e detêm alguns medicamentos.
Em reunião com a Superiora Geral, aqui em Lisboa, confirmou-nos todas as expectativas que tínhamos sobre as necessidades da Ilha do Príncipe.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 6.000,00 Euros.

Projecto 70/2019
Projecto: “Compra de Mini-Bus – Casa dos Pequeninos”

A “Casa dos Pequeninos” é um projecto gerido e desenvolvido pela Cáritas da Diocese de S. Tomé cujo objectivo é acolher crianças abandonadas, vítimas de maus-tratos e órfãs. Fundada na década de 90 do séc. XX funcionou, até ao final de 2017, na sede da Cáritas, data em que adquiriu novas instalações. Actualmente em regime de internato tem 40 crianças, do 1 aos 14 anos de idade. Não há outra obra com o mesmo cariz no arquipélago.
A APARF apoiou no ano passado na construção de uma nova lavandaria e seus anexos, a saber: rouparia, armazém, casa de banho e estendal de roupa e 2 quartos de banho para apoio à Direcção da Obra e para as visitas. Obras verificadas na visita de Julho de 2019. Na mesma visita contactámos com dirigentes e crianças da Casa dos Pequeninos e constatámos o bom funcionamento e prudente gestão das verbas recebidas. D. Manuel dos Santos, Bispo de S. Tomé e Presidente da Cáritas tem um empenho total e directo no funcionamento da Casa dos Pequeninos. Solicita à APARF a ajuda que for possível, o pagamento de 50% de uma carrinha que transporte as crianças à escola na cidade, sabendo nós que a Arquidiocese de Colónia apenas garante o financiamento de 50% das viaturas.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 15.245,00 Euros.

Projecto 55/2019
Projecto: “Lar das Cotovias – nutrição”

As crianças e os jovens que queiram estudar, sem rede de transportes, têm que ficar a residir na cidade durante a semana. Aos mais pobres, das roças, é impossível darem educação aos filhos pois não têm dinheiro para pagar o alojamento. Assim, a única solução para estes jovens é o apoio na casa das irmãs. Assistimos a esta solução em várias cidades da ilha (Irmãs Teresianas, Paróquia de Santana…). O apoio pedido é para ajuda na alimentação das 20 meninas que a casa em Guadalupe acolhe.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 5.000,00 Euros.

Projecto 54/2019
Projecto: “Alimentar os idosos nas Roças”

As Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em Guadalupe, São Tomé, têm um programa de assistência e apoio aos mais idosos e carenciados (muito pobres) que residem nas roças a norte da capital. As Irmãs vão semanalmente a estas comunidades, munidas de listagem de pessoas apoiadas e a apoiar, para controlo, fazer distribuição de bens essenciais e alguns medicamentos. A APARF em Julho passado acompanhou uma destas visitas e inteirou-se das dificuldades para manter estas ajudas.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 6.000,00 Euros.

Projecto 53/2019
Projecto: “Material médico p/Ilhéu”

A Associação Amwêlê nasceu de um grupo de amigos que ao tomar conhecimento, no terreno, das condições precárias de educação e saúde das crianças de São Tomé e Príncipe decidiram eles próprios criar algumas iniciativas de ajuda. A Associação pretende levar a São Tomé uma médica que se voluntariou para que faça o rastreio da saúde das crianças, dar aconselhamento médico e nutricional e outros actos médicos preventivos. A Associação vai suportar as despesas de deslocação e alojamento da voluntária, mas, dado o cariz da própria associação, não tem meios para suportar todas as despesas pelo que solicita à APARF o valor do equipamento médico e materiais de diagnóstico.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 1.250,00 Euros.

Projecto 49/2019
Projecto: “Alimentar os Idosos nas Roças”

As Irmãs F.M.N.S., residentes em Guadalupe, São Tomé, deslocam-se semanalmente às roças mais distantes e levam aos idosos muito pobres, que já não têm capacidade de se deslocar a pé à cidade, um pouco de arroz, leite em pó, massa, sabão, etc. A APARF acompanhou numa dessas deslocações onde faltaram alguns desses bens por falta de verba.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 1.000,00 Euros.

Projecto 19/2019
Projecto: “Apoio aos idosos da Casa de Santana”

O P. Manuel Cristóvão, responsável pela Casa de Santa Ana, na Paróquia de Santana, solicita à APARF a renovação do pedido de apoio aos idosos que já não podem sobreviver pelos seus próprios meios devido à idade, à doença e à situação de abandono.
A Casa de Santa Ana, inaugurada a 26 de Julho de 2014, contou desde o início com a preciosa colaboração da APARF. Funciona como Centro de Dia, procurando dar, diariamente, uma refeição quente a 45 idosos muito pobres (Prato Quente – durante os cinco dias da semana e pequenos cabazes para o fim de semana de alguns), proporcionar-lhes acompanhamento médico e medicamentoso. Aos que já não se podem deslocar ao Centro, é necessário visitá-los e levar-lhes o que mais necessitam.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba solicitada 7.500,00 Euros.

Projecto 10/2019
Projecto: “Projecto – Casa Claret”

O Projecto Casa Claret é um projecto de cariz social com muitas valências: no apoio escolar, alimentar, tecnológico, na saúde, educacional e material.
Solicitam apoio para a Escolinha Claret na distribuição de material escolar, uma refeição diária e cuidados básicos de saúde para 40 crianças. Para o Apoio nas roças pedem ajuda para as deslocações que fazem regularmente para apoiar mais de 1000 crianças, e para com a compra e distribuição de materiais de primeira necessidade como material escolar, géneros alimentícios, medicamentos, deslocações para consultas e matrículas escolares.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 5.000,00 Euros.

Contribua para os projectos da APARF, através da Conta APARF nº 0557030331431 (CGD – Olivais/Lisboa) – IBAN: PT50 0035 0557 0003 0331 43165