A APARF em São Tomé e Príncipe

Projecto 54/2019
Projecto: “Alimentar os idosos nas Roças”

As Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em Guadalupe, São Tomé, têm um programa de assistência e apoio aos mais idosos e carenciados (muito pobres) que residem nas roças a norte da capital. As Irmãs vão semanalmente a estas comunidades, munidas de listagem de pessoas apoiadas e a apoiar, para controlo, fazer distribuição de bens essenciais e alguns medicamentos. A APARF em Julho passado acompanhou uma destas visitas e inteirou-se das dificuldades para manter estas ajudas.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 6.000,00 Euros.

Projecto 53/2019
Projecto: “Material médico p/Ilhéu”

A Associação Amwêlê nasceu de um grupo de amigos que ao tomar conhecimento, no terreno, das condições precárias de educação e saúde das crianças de São Tomé e Príncipe decidiram eles próprios criar algumas iniciativas de ajuda. A Associação pretende levar a São Tomé uma médica que se voluntariou para que faça o rastreio da saúde das crianças, dar aconselhamento médico e nutricional e outros actos médicos preventivos. A Associação vai suportar as despesas de deslocação e alojamento da voluntária, mas, dado o cariz da própria associação, não tem meios para suportar todas as despesas pelo que solicita à APARF o valor do equipamento médico e materiais de diagnóstico.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 1.250,00 Euros.

Projecto 49/2019
Projecto: “Alimentar os Idosos nas Roças”

As Irmãs F.M.N.S., residentes em Guadalupe, São Tomé, deslocam-se semanalmente às roças mais distantes e levam aos idosos muito pobres, que já não têm capacidade de se deslocar a pé à cidade, um pouco de arroz, leite em pó, massa, sabão, etc. A APARF acompanhou numa dessas deslocações onde faltaram alguns desses bens por falta de verba.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 1.000,00 Euros.

Projecto 19/2019
Projecto: “Apoio aos idosos da Casa de Santana”

O P. Manuel Cristóvão, responsável pela Casa de Santa Ana, na Paróquia de Santana, solicita à APARF a renovação do pedido de apoio aos idosos que já não podem sobreviver pelos seus próprios meios devido à idade, à doença e à situação de abandono.
A Casa de Santa Ana, inaugurada a 26 de Julho de 2014, contou desde o início com a preciosa colaboração da APARF. Funciona como Centro de Dia, procurando dar, diariamente, uma refeição quente a 45 idosos muito pobres (Prato Quente – durante os cinco dias da semana e pequenos cabazes para o fim de semana de alguns), proporcionar-lhes acompanhamento médico e medicamentoso. Aos que já não se podem deslocar ao Centro, é necessário visitá-los e levar-lhes o que mais necessitam.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba solicitada 7.500,00 Euros.

Projecto 10/2019
Projecto: “Projecto – Casa Claret”

O Projecto Casa Claret é um projecto de cariz social com muitas valências: no apoio escolar, alimentar, tecnológico, na saúde, educacional e material.
Solicitam apoio para a Escolinha Claret na distribuição de material escolar, uma refeição diária e cuidados básicos de saúde para 40 crianças. Para o Apoio nas roças pedem ajuda para as deslocações que fazem regularmente para apoiar mais de 1000 crianças, e para com a compra e distribuição de materiais de primeira necessidade como material escolar, géneros alimentícios, medicamentos, deslocações para consultas e matrículas escolares.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba 5.000,00 Euros.

Contribua para os projectos da APARF, através da Conta APARF nº 0557030331431 (CGD – Olivais/Lisboa) – IBAN: PT50 0035 0557 0003 0331 43165