PROJECTOS

MOÇAMBIQUE – PROJECTO 11/2019

Projecto: Alimentação de crianças do Infantário/Orfanato

A Irmã Maria Freitas, da Congregação das Irmãs de S. José de Cluny, solicita à APARF a renovação do Projecto “Alimentação das crianças do Infantário/Orfanato de São José de Cluny”.

O Infantário de S. José de Cluny, assim registado a pedido do Governo Provincial, acolhe 89 crianças órfãs e abandonadas, das quais muitas com problemas de saúde (HIV-Sida).

A Direcção da APARF decidiu apoiar a totalidade do pedido no valor de 7.500,00 Euros.

S. TOMÉ E PRÍNCIPE – PROJECTO 10/2019

Projecto: Alimentação e saúde

A PROCURA é uma plataforma de Animação Missionária e de Ajuda ao Financiamento de Projectos de Evangelização e Solidariedade, da responsabilidade dos Missionários Claterianos.

O Projecto Casa Claret é um projecto de cariz social com muitas valências: no apoio escolar, alimentar, tecnológico, na saúde, educacional e material.

Pedem apoio à Associação para a Escolinha Claret na distribuição de material escolar, uma refeição diária e cuidados básicos de saúde para 40 crianças.

A Direcção da APARF pretende apoiar este Projecto com a verba de 5.000,00 Euros.

ZÂMBIA – PROJECTO 09/2019

Projecto: Alimentação e saúde de crianças em risco

O P. Dário Balula, conhecedor do Projecto das Irmãs Teresianas em Lusaka, reencaminhou o email de pedido das Irmãs para a APARF.
Assim, a Ir. Verónica Nyoni, responsável pelo Projecto, faz-nos uma pequena apresentação da Congregação e do respectivo pedido de ajuda.

Com o apoio de diversas Organizações construíram uma escola, em Kasupe – Oeste de Lusaka, a Escola Secundária de St. Columba’s. A Escola tem 350 alunos de todas as religiões. No entanto, a maioria das crianças que frequenta a escola vêm de famílias muito pobres que dificilmente conseguem pagar uma refeição por dia.

A Escola tem uma horta com milho, legumes e árvores de fruto que ajudam na alimentação das crianças.

As Irmãs pretendem dar educação a todas as crianças desfavorecidas, independentemente do seu estatuto ou crença religiosa, “… apelamos à APARF que considerem ajudar-nos a gerir a Escola através da alimentação e serviços de saúde para estas crianças mais vulneráveis…”.

A Direcção da APARF deseja apoiar este Projecto com o valor solicitado de 15.000,00 Euros.

ÍNDIA – PROJECTO 05/2019

Projecto: Necessidades educacionais e nutricionais de subsistência a crianças deficientes

A Sociedade de Pacientes com Lepra na Comunidade de São José funciona nas vilas rurais de Kalasapakkam Block no Distrito de Thiruvannamalai, Estado de Tamilnadu, Índia.

A Sociedade tem trabalhado para combater todas as necessidades para o desenvolvimento das pessoas que foram afectadas pela lepra, a doença temida, e também para com as pessoas que se tornaram deficientes por outras razões.

O Centro de Dia está em funcionamento para 30 crianças afectadas por deficiências mentais e paralisia cerebral.

Com o objetivo de providenciar suplementos nutricionais e programas educacionais para 30 crianças com deficiências pedem apoio à APARF.

A Direcção da APARF pretende apoiar este Projecto com a verba de 4.000,00 Euros.

MOÇAMBIQUE – PROJECTO 01/2019

Projecto “Programa de apoio ao aleitamento materno – Paróquia de Santa Cecília de Ocua”

A equipa “Salama” constituída por um grupo de voluntários enviados pelo Centro Missionário Arquidiocesano de Braga, a trabalhar em Pemba, Moçambique, solicita à APARF a renovação do apoio já concedido no ano anterior para a Paróquia de Santa Cecília de Ocua.

O Projecto apresentado “Programa de apoio ao aleitamento materno” visa contribuir para a melhoria da saúde materno-infantil e para uma melhor nutrição do bebé e da mãe, sensibilizando sempre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida e a necessidade do acompanhamento médico no desenvolvimento do bebé (registo semanal, peso, vacinação…). Pretende dar apoio alimentar a 25 crianças e complementar com acções de formação a 25 adultos (respectivos pais/educadores).
A Direcção da APARF decidiu apoiar a totalidade no valor de 3.183,36 Euros.

S. TOMÉ E PRÍNCIPE – PROJECTO 56/2018

Projecto: Construção de lavandaria e quartos de banho

A “Casa dos Pequeninos” é um Projecto gerido e desenvolvido pela Cáritas da Diocese de S. Tomé cujo objectivo é acolher crianças abandonadas, vítimas de maus tratos e órfãs. Fundada na década de 90 do séc XX funcionou, até ao final do ano transacto, na sede da Cáritas, altura em que adquiriu novas instalações. Nestas assiste, actualmente, 40 crianças, de 1 aos 14 anos de idade.

Tendo em vista a melhoria das condições de acolhimento das crianças, a Casa necessita de proceder à construção de uma nova lavandaria e seus anexos, a saber: rouparia, armazém, casa de banho e estendal de roupa. Necessita também de construir, com urgência, 2 quartos de banho para apoio à Direcção da Obra e para as visitas.

D. Manuel dos Santos, Bispo de S. Tomé e Presidente da Cáritas, tem um empenho total e directo no funcionamento da Casa dos Pequeninos.

A Direcção da APARF pretende apoiar este Projecto com a verba de 3.800,00 Euros.

ANGOLA – PROJECTO 50/2018

Projecto: Reservatórios de água

O Pe. António Kusseta, missionário da Boa Nova, trabalha em Angola há vários anos na Paróquia da Rainha Santa Isabel – Gabela. Está a construir a Missão Católica de Nossa Senhora da Boa Nova – Assango (dista 24 Kms. da Gabela) com Escola Primária, Internato, Igreja, Residência de Missionários e Pavilhão Multi-Usos. A Escola já foi concluída e o Internato albergará 50 alunos.

Para o abastecimento de água a todo o Complexo Escolar e da Missão, solicita-nos a ajuda de 20.000,00€ para a construção de cisternas, reservatórios verticais e electro-bombas. O investimento final é de 25 mil euros no entanto o Projecto tem o envolvimento da população, com cerca de 10% do investimento, e da própria Paróquia, com cerca de 15%.

A Direcção da APARF deseja apoiar este Projecto com o valor solicitado de 20.000,00 Euros.

MOÇAMBIQUE – PROJECTO 49/2018 

Projecto: Abertura de furo para Escolinha Menino Jesus

A Ir. Maria Aurora, das Irmãs Agostinianas Filhas do Santíssimo Salvador, solicita à APARF ajuda para a abertura de um furo para captação de água para a Escolinha do Menino Jesus localizada no bairro do Khongolote, Distrito da Matola, Maputo.

As Agostinianas dedicam especial atenção à educação das crianças pois acreditam que esta “é a porta para o desenvolvimento sólido e sustentável das comunidades e bairros mais vulneráveis”.

A escassez de água dificulta e limita muito o trabalho das Irmãs. A estas limitações acrescem também as dificuldades naturais pelo facto de ser um bairro de construção recente. As Irmãs têm urgência na abertura do furo pois pretendem fazê-lo antes do início das chuvas. Este irá “garantir o bem-estar das crianças e evitar doenças que por falta de água poderiam aparecer”.

A Direcção da APARF pretende apoiar este Projecto com a verba de 7.000,00 Euros.

Contribua para os projectos da APARF, através da Conta APARF nº 0557030331431 (CGD – Olivais/Lisboa) – IBAN: PT50 0035 0557 0003 0331 43165