A APARF em Portugal

Projecto 7/2019
Projecto: “Renovação do apoio aos utentes da Conferência de S. Vicente de Paulo”

A Conferência de S. Vicente de Paulo de Ermesinde foi criada em 1955 com o objetivo de ajudar os mais pobres da Paróquia de Ermesinde.
Actualmente presta auxílio a cerca de 180 famílias da cidade de Ermesinde, mais de 412 adultos e 153 crianças, proporcionando assim, mensalmente ajuda alimentar, através da entrega de um cabaz de alimentos, oferece roupa, electrodomésticos e móveis usados. Empresta também camas articuladas e cadeiras de rodas às famílias mais carenciadas. Em casos mais graves, paga as facturas da farmácia, água, electricidade e gás. Todas as famílias apoiadas pela Conferência estão sinalizadas pelas assistentes sociais da Junta de Freguesia de Ermesinde, da Câmara Municipal de Valongo e da Segurança Social.
A falta de recursos financeiros com que a Conferência actualmente se depara, o Fundo Social da Diocese do Porto onde recorriam terminou, constitui um grave problema no auxílio a quem mais precisa.
A Direcção deliberou aprovar o projecto pela verba 1.200,00 Euros.

Projecto 15/2019
Projecto: “Compra de colchão para doente acamado”

Foi identificada uma família, em Ermesinde, com graves problemas económicos pelos fracos rendimentos e muitas despesas com cuidados de saúde, com um doente acamado necessitando urgentemente de um colchão anti-escara e ortopédico que lhe permita alguma melhoria.
A Direcção decidiu aprovar este pedido efectuando o pagamento diretamente ao fornecedor.
A Direcção deliberou aprovar o projecto pela verba 505,00 Euros.

Projecto 17/2019
Projecto: “Continuação do apoio a ex-hanseniana”

A senhora “L.” tem 76 anos, é viúva e reside no concelho de Alvaiázere.
É invisual e, em consequência da doença, foi-lhe amputada a perna direita. Necessita permanentemente de cuidados de enfermagem e de fisioterapia.
A verba dos projectos anteriormente aprovados foi entregue faseadamente, de acordo, sobretudo, com as necessidades apresentadas pela doente.A Direção deliberou aprovar o projeto pela verba 3.000,00 Euros.

Projecto 18/2019
Projecto: “Continuação do apoio a ex-hanseniana”

A senhora “M.”, ex-hanseniana, tem várias sequelas da doença que a impossibilitam de trabalhar, encontrando-se reformada por invalidez, desde Setembro de 2013.
Pede novamente apoio à APARF, pois o baixo valor da sua reforma não lhe permite fazer face às despesas.
A verba dos projectos anteriormente aprovados foi entregue faseadamente, de acordo, sobretudo, com as necessidades apresentadas pela doente.
A Direcção deliberou aprovar o projecto pela verba 3.000,00 Euros.

Projecto 35/2019
Projecto: “Compra de medicamentos para famílias carenciadas da Paróquia de Santo André de Sobrado”

A Conferência de S. Vicente de Paulo da Paróquia de Santo André de Sobrado foi agregada à Paróquia de Sobrado com o objectivo de ajudar os mais pobres.
Para que possam ajudar pessoas que, têm que escolher entre pagar a casa/electricidade/água e as contas na farmácia, a Conferência vem, mais uma vez, solicitar a ajuda da APARF para a compra de medicamentos.
A Direcção deliberou aprovar o projecto pela verba solicitada de 500,00 Euros.

Contribua para os projectos da APARF, através da Conta APARF nº 0557030331431 (CGD – Olivais/Lisboa) – IBAN: PT50 0035 0557 0003 0331 43165