Espaço Núcleos e Grupos APARF

Neste espaço pretende-se dar voz aos Núcleos e Grupos da APARF. Poderá consultar a lista aqui. Se já faz parte de um Núcleo ou Grupo da APARF poderá colaborar nesta página enviando-nos sugestões, testemunhos, fotos ou vídeos através do email: aparf@aparf.pt

Grupo Local de Ermesinde da APARF

65º DIA MUNDIAL DOS LEPROSOS
Igreja Matriz de Ermesinde

No final de dois fins-de-semana (o de 20/21 e o que hoje termina 27/28 – 65º Dia Mundial dos Leprosos ) terminamos a campanha em prol das vítimas da lepra e de todas as “lepras” o(cf. Raoul Follereau), na paróquia de Ermesinde (Igreja Matriz), no âmbito da celebração do 65º Dia Mundial dos Leprosos.
O nosso reconhecido obrigado ao pároco, […], pelo sorriso, acolhimento, apoio e incentivo a esta causa. O nosso agradecimento às assembleias celebrantes atentas às palavras que foram ditas a propósito desta enfermidade, das causas da mesma e necessidade der prevenirmos para erradicarmos esta doença milenar e enfrentarmos todas as “lepras”. E também a importância da palavra do pároco corroborando o que havia sido dito, enfatizando a necessidade de partilharmos, para assim darmos sentido à vida, levando outros a viverem.
Estiveram envolvidos na campanha destes dois fins-de-semana alguns dos membros do grupo local de Ermesinde da Aparf e Amigos, […] e diversos elementos do CNE de Ermesinde […] que às portas da casa da Igreja Matriz de Ermesinde distribuíram sorrisos e informações (publicações e flyers) acerca da causa que inspira e motiva toda a acção da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) e agradeceram a partilha dos cristãos que viveram as celebrações.
Um  grato a todos os benfeitores, que partilharam com generosidade.

“São fortes os que acreditam e querem construir”
Raoul Follereau

 

Domingo especial
Visita aos doentes do Rovisco Pais, na Tocha.
Agora num novo espaço (Pousadinha) mais confortável, mas nem todos se sentem melhor, afinal o velho Hospital Colónia Rovisco Pais foi a sua “casa” durante dezenas de anos.
Lá além dos doentes reencontramos ainda a Irmã […], que apesar dos seus provectos 85 anos de idade vai cuidando com grande amor destes doentes tão especiais. Além disso pudemos rever a Enfª […], sempre cheia de ternura e serenidade no trato com eles.
[…]
Uma bela tarde de Domingo por!

 

“O Segredo da Felicidade é fazer tudo com Amor”
Raoul Follereau

CAMPANHA NA MAIA E GEMUNDE

No final de dois fins-de-semana (o de 2/3 muito frio e o que hoje termina 9/10 com chuva e vento fortes) terminamos a campanha em prol das vítimas da lepra e de todas as “lepras” (cf. Raoul Follereau), nas paróquias da Maia e Gemunde, no âmbito do 65º Dia Mundial dos Leprosos que se celebra a 28 de Janeiro de 2018.
O nosso reconhecido obrigado ao pároco […], pelo sorriso, acolhimento e apoio a esta causa. O nosso agradecimento às assembleias celebrantes atentas às palavras que foram ditas a propósito desta enfermidade, das causas da mesma e necessidade der prevenirmos para erradicarmos esta doença milenar e enfrentarmos todas as “lepras”. E também a importância da palavra do pároco corroborando o que havia sido dito, enfatizando a necessidade de partilharmos, para assim darmos sentido à vida, levando outros a viverem.

Estiveram envolvidos na campanha destes dois fins-de-semana alguns dos membros do grupo local de Ermesinde da Aparf e Amigos, […] que à porta da casa das igrejas distribuíram sorrisos e informações (publicações e flyers) acerca da causa que inspira e motiva toda a acção da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) e agradeceram a partilha dos cristãos que viveram as celebrações.
Um  grato a todos os benfeitores.

 

Grupo Local de Ermesinde da APARF

A louvável e desafiante iniciativa do Grupo Local de Ermesinde da APARF, em campanha, para a preparação da celebração do 65º Dia Mundial dos Leprosos.

Arrancou este fim-de-semana a campanha em prol das vítimas da lepra e de todas as “lepras” (cf. Raoul Follereu), na paróquia de Água Longa, no âmbito do 65º Dia Mundial dos Leprosos que se celebra a 28 de Janeiro de 2018.

Neste fim-de-semana sensibilizamos a comunidade para esta causa humanitária, usando da palavra.
O nosso reconhecido obrigado ao pároco […] pelo sorriso, acolhimento e apoio a esta causa.

Hoje foi gratificante ver as assembleias celebrantes atentas às palavras que iam sendo ditas a propósito desta enfermidade e das causas da mesma. E também a importância da palavra do pároco corroborando o que havia sido dito enfatizando a necessidade de partilharmos, para assim darmos sentido ao mandamento novo do Amor de que falava toda a liturgia da Palavra deste XXX Domingo do Tempo Comum.

No próximo fim-de-semana lá estaremos, de novo, para acolher a generosidade da comunidade.
Estiveram envolvidos na campanha deste fim-de-semana alguns dos membros do Grupo Local de Ermesinde da APARF e Amigos, […] que à porta da casa da igreja distribuíram sorrisos e informações (publicações e flyers) acerca da causa que inspira e motiva toda a acção da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau_APARF.”


Núcleo Regional do Porto da APARF

O NÚCLEO REGIONAL DO PORTO/GONDOMAR ESTÁ DE PARABÉNS!

“Foi a 14 de Novembro do ano 1992 que nasceu em Gondomar o Núcleo Regional do Porto/Gondomar da APARF, na Quinta da Azenha, na Casa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora […]

Os anos foram passando, tendo este Núcleo, ao longo destes anos, tido altos e baixos como em tudo na vida!

Os membros da Mesa da Assembleia Regional com o passar dos anos, foram deixando o Núcleo por várias razões, mas os três membros da Direção mantêm-se ainda unidos ao fim de 25 anos de dedicação e amor à causa dos Leprosos. É maior a força que nos une do que a que nos separa!

Na história do Núcleo é de realçar a organização de 6 Espectáculos anuais consecutivos, de Solidariedade com os Leprosos, em Gondomar.
Temos muitas outras recordações ao longo destes 25 ANOS, mas seria exaustivo estarmos aqui a fazer referência a tudo aquilo por que passámos e que nos foi acontecendo durante este período.
Aquando do Dia Mundial dos Leprosos, o nosso Núcleo também tem um trabalho de responsabilidade que é ir às paróquias da vigararia de Gondomar falar com os párocos para que seja dada autorização, a fim de podermos fazer os peditórios junto das Igrejas e Capelas, bem como arranjar voluntários para fazerem os peditórios nos supermercados e centros comerciais no Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e em Gondomar.

Um agradecimento a todas as pessoas que de uma forma ou de outra sempre nos ajudaram e colaboraram connosco no Núcleo: voluntários, amigos e sócios da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau.

Um bem haja a todos eles, porque como dizia Raoul Follereau:
“O tesouro que vos deixo, é o bem que não fiz, que teria querido fazer e que vós fareis depois de mim”.”


Manuel Freitas
Núcleo Regional do Porto/Gondomar – APARF