A APARF no Chade

Projecto 43/2019
Projecto: Apoio ao funcionamento do Hospital de Dono Manga

O Pe. Abbé Nicolas Nadji Bab, que veio substituir desde 2018 o D. Miguel A. Sebastian, Missionário Comboniano, Bispo Diocesano do Laï, vem deste modo solicitar a renovação do apoio para o Hospital São Michel de Dono Manga.
Este Hospital, situado a 78 Km a leste do centro da Diocese do Laï e da Delegação Sanitária Regional de Tandjilé, funciona desde Março de 2006, servindo uma população de cerca de 140.000 habitantes, acolhendo utentes não só da zona que abrange como também de outras localidades. Possui serviço de internamento (70 camas), três salas para consultas, bloco operatório, sala de radiologia, laboratório, centro nutricional, serviço de urgência e farmácia.
O apoio solicitado à APARF é fundamental para que o Hospital continue a funcionar.
A Direção deliberou aprovar o Projeto pela verba solicitada de 50.000,00 Euros.

Projecto 44/2019
Projecto: Compra de medicamentos e equipamentos para um Centro de Saúde ROUMTOYE

O D. Miguel Sebastian, antigo Bispo de Laï, agora Bispo de Sarh vem solicitar à APARF ajuda para a compra de medicamentos e equipamento para o Centro de Saúde de Roumtoye na diocese de Sarh.
Trata-se de um Centro de Saúde que irá ficar longe das grandes cidades, no distrito de Korbol. Com mais de 8000 km2 e um só centro de saúde para toda a área, sentiram a necessidade de responder ao pedido da população que se comprometeu a construir o edifício simples com 3 pequenas salas.
A Direção deliberou aprovar o Projeto pela verba solicitada de 20.000,00 Euros.

Projecto 58/2019
Projecto: “Hospital S. José Bebedjia – Apoio a doentes indigentes”

O Hospital de S. José de Bebedjia, pertença da Diocese de Doba, no Chade, foi criado em 1993 com a ajuda das Irmãs Combonianas. Há 4 anos que não recebe ajudas do Estado. É um Hospital confessional e sem fins lucrativos. Tem actualmente capacidade para 158 camas. Abrange a população do “Distrito sanitário” estimada em cerca de 167 mil habitantes, mas também recebe doentes dos distritos vizinhos a quem presta todo o género de cuidados de saúde. Abrange variados serviços de especialidade (oftalmologia, estomatologia, tem maternidade, pediatria, medicinas, cirurgia…) sendo um hospital de referência.
Os doentes indigentes, em elevado número, constituem um enorme esforço financeiro para o Hospital, que terá que suportar todos os custos relativos a estas pessoas, tanto nos cuidados de saúde a prestar como na alimentação dos mesmos. Como hospital da Igreja não podem abandonar estes pobres à sua triste sorte.
A Direção deliberou aprovar o Projeto pela verba solicitada de 20.000,00 Euros.

Projecto 59/2019
Projecto: “Hospital S. José Bebedjia – Apoio a mulheres c/gravidez alto risco”

Na sequência do pedido anterior, o senhor Bispo solicita também a renovação deste projecto direccionado a gestantes de risco e acompanhamento e assistência neonatal. O pedido tem como finalidade dar assistência às mulheres com uma gravidez de alto risco sendo que a maioria dessas mulheres são abandonadas à sua sorte, não dispondo de meios financeiros para suportarem as consultas pré-natais, os exames de laboratório e o custo dos medicamentos.
A Direção deliberou aprovar o Projeto pela verba solicitada de 20.000,00 Euros.

Contribua para os projectos da APARF, através da Conta APARF nº 0557030331431 (CGD – Olivais/Lisboa) – IBAN: PT50 0035 0557 0003 0331 43165