A APARF em São Tomé e Príncipe 2021

Projecto 51/2021
Projecto: “Veículo para a Ilha do Príncipe”

O pedido para um veículo todo-o-terreno torna-se uma necessidade urgente para manter o serviço aos mais carenciados da Ilha. O carro que têm, neste momento, foi comprado em segunda mão e já tem mais de 162 000 Km. As estradas que existem estão em muito más condições e só com um jeep 4×4 conseguirão manter o apoio aos mais idosos e crianças a nível de saúde, alimentação e bens de primeira necessidade.
A Direcção aprovou o projecto pelo valor de 15 000,00 Euros.


Projecto 47/2021
Projecto: “Compra de medicamentos voluntariado”
A Associação O Grão Voluntariado de carisma jesuítica existe à 15 anos e é formada por estudantes universitários de várias universidades do norte de Portugal.
Desde então têm feito missões em Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe com a finalidade de: rastreio e acompanhamento aos centros clínicos e hospitais, tempos livres e estudo e apoio aos idosos nos bairros pobres.
Por conseguinte apresentam um orçamento de produtos básicos de saúde para poderem viajar para São Tomé e Príncipe. Vão ajudar a missão de Guadalupe.
A Direcção aprovou o projecto pelo valor de 321,85 Euros.


Projecto 44/2021
Projecto: “Apoio aos Centros Teresianos de São Tomé e Angolares”
As Irmãs da Companhia de Santa Teresa de Jesus, em S. Tomé, pedem ajuda para a manutenção dos Centros Teresianos de Formação Feminina presente em duas comunidades – cidades de S. Tomé e de Angolares.
A fim de que seja desenvolvida a promoção humana da população, através da formação feminina, dão casa e alimentação a 25 meninas, dos 11 aos 19 anos de idade, oriundas das zonas mais pobres da ilha, das roças e sem transporte.
Para que possam ter rendimento escolar, a par da formação humana e cívica, a casa das Irmãs é o único lugar onde podem ter uma boa alimentação, cuidados de saúde, higiene e albergue.
Pedem à APARF ajuda para a alimentação e cuidados de Saúde (medicação, consultas).
A Direcção aprovou o projecto pelo valor de 7.000,00 Euros.


Projecto 31/2021
Projecto: “Apoio aos idosos e crianças da Ilha do Príncipe”
A instabilidade e o desemprego devido o confinamento (a maior indústria do arquipélago é o turismo), não deixam ninguém indiferente.
As dificuldades sentidas na Ilha do Príncipe são conhecidas. De tal forma que não tem Centro Clínico, não tem farmácia, não tem Lar para idosos nem Centro de acolhimento para crianças.
Todavia, sabemos por testemunhos pessoais de quem visita a ilha, que só as Irmãs Servas da Sagrada Família prestam alguma assistência e detêm alguns medicamentos.
A Direcção aprovou o projecto pelo valor de 6.000,00 Euros.


Projecto 26/2021
Projecto: “Cantina Social – Paróquia da Sé”

A Paróquia da Sé, no centro da cidade de São Tomé, criou uma cantina social para dar 3 vezes por semana uma refeição quente a 100 idosos. Tem sido assim possível mantê-la com a generosidade de particulares e da Cáritas Paroquial. No entanto com a crise instalada pela pandemia as dificuldades agravaram-se e os apoios diminuíram.
Por conseguinte solicitam-nos apoio para alimentação e apoio nos serviços de saúde.
A Direcção aprovou o projecto pelo valor de 7.500,00 Euros.


Projecto 25/2021
Projecto: “Alimentação e Medicamentos – Casa dos Pequeninos”
A “Casa dos Pequeninos” é um orfanato construído e gerido pela Cáritas da Diocese de S.Tomé e Príncipe com a finalidade de acolher crianças abandonadas, vítimas de maus-tratos e órfãs.
Entretanto funciona em regime de internato com 40 crianças, dos 6 meses aos 14 anos de idade, já que não há outra obra com o mesmo cariz em todo o arquipélago.
Ademais o D.Manuel dos Santos, Bispo de S.Tomé e Presidente da Cáritas, tem um empenho total e directo no funcionamento da Casa dos Pequeninos.
Igualmente importante é o acompanhamento dado nesta instituição a nível da educação social, humana e psicológica.
Assim, solicita à APARF a ajuda para alimentação, medicamentos e outros cuidados de saúde e ainda cuidados de higiene.
A Direcção aprovou o projecto pelo valor de 10.000,00 Euros.


Projecto 24/2021
Projecto: “Apoio aos idosos da Casa de Santana”

A Casa de Santa Ana, na Paróquia de Santana, inaugurada a 26 de Julho de 2014, contou desde o início com a colaboração da APARF.
Desde então funciona como Centro de Dia, procurando dar, diariamente, uma refeição a 47 idosos pobres (Prato Quente – durante os cinco dias da semana e pequenos cabazes para o fim de semana), e acompanhamento médico e medicamentoso.
Todavia, existem idosos que já não podem sobreviver pelos seus próprios meios devido à idade, à doença e à situação de abandono. Sobretudo aos idosos que pela falta de mobilidade, já não se podem deslocar ao Centro, é necessário visitá-los nas suas casas e levar-lhes o que mais necessitam.
É um projecto, sabemos desde a sua criação, a fundo perdido pois não tem qualquer hipótese de sustentabilidade.
A Direcção aprovou o projecto pelo valor de 8.500,00 Euros.


Contribua para os Projectos da APARF, através da Conta APARF nº 0557030331431 (CGD – Olivais/Lisboa) – IBAN: PT50 0035 0557 0003 0331 43165