A APARF no Chade 2020

Projecto 77/2020
Projecto: “Apoio para a assistência a mulheres com gravidez de alto risco”

O senhor Bispo solicita a renovação deste projecto direccionado a gestantes de risco e acompanhamento e assistência neonatal. O pedido tem como finalidade dar assistência às mulheres com uma gravidez de alto risco, garantindo o “…acesso a cuidados de saúde de qualidade, abrangentes, integrados e de baixo custo…”.
Têm objectivos bem definidos e as pessoas, embora comparticipem, mas a maioria, não tem capacidade financeira para poder suportar os custos de internamento, tratamento, medicação e suplemento alimentar aos recém-nascidos.
Apresentam um orçamento pormenorizado dos custos esperados.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba de 15.000,00 Euros.

Projecto 76/2020
Projecto: “Apoio para medicamentos e reforço de actividades no Hospital de S. José em Bebedjia”

O Hospital de S. José de Bebedjia, pertença da Diocese de Doba, no Chade foi criado em 1993 com a ajuda das Irmãs Combonianas. É um Hospital confessional e sem fins lucrativos. Tem actualmente capacidade para 152 camas. Abrange a população do “Distrito sanitário” estimada em cerca de 137 mil habitantes, mas também recebe doentes dos distritos vizinhos a quem presta todo o género de cuidados de saúde.
Há mais de 5 meses que os hospitais públicos e centros de saúde estão em greve e isso teve um impacto negativo na saúde da população. Os nove distritos de saúde da região estão perto de atingir, com apenas o Hospital de S. José a servir outras comunidades…
Os seus princípios de acção inspiram-se na Doutrina Cristã no respeito pela vida humana. Trata muitos indigentes e os que são hospitalizados pouco conseguem pagar. Como hospital da Igreja não podem abandonar estes pobres à sua triste sorte.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba de 15.000,00 Euros.

Projecto 30/2020
Projecto: “Apoio financeiro ao Hospital de S. Michel de Dono Manga”

Dom Nicolas Nadji Bab, nomeado bispo já em 2020 veio substituir o D. Miguel A. Sebastian, Missionário Comboniano, Bispo Diocesano do Laï, na República do Chade. Enviou relatório detalhado do ano de 2019 e solicita a renovação do apoio para o Hospital São Michel de Dono Manga.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba de 37.500,00 Euros.