A APARF na Zâmbia 2021

Projecto 13/2021
Projecto: “Missão de Chikowa – Medicamentos e alimentos”

O Pe. Manuel Pinheiro, dos Missionários Combonianos, está na Missão de Chikowa, uma das zonas mais pobres da Diocese de Chipata, na Zâmbia. Missão Católica fundada e administrada pelos Missionários Combonianos, nas suas infra-estruturas tem uma escola profissional e uma Clínica. Dista 100 Kms. da cidade de Chipata. Zona com muitos doentes HIV, e outras patologias graves, que necessitam de cuidados, acompanhamento e tratamentos mais específicos na clínica.
Um dos graves problemas da zona, como em quase toda a África rural, é a subnutrição das mães e consequentemente desnutrição dos bebés, aumentando a vulnerabilidade sanitária, sendo necessário dar suplementos alimentares para criarem algum reforço imunitário às doenças.
É para dar esta ajuda alimentar e para a compra de medicamentos para a clínica que o Pe. Manuel Pinheiro solicita apoio. Diz-nos que a ajuda do ano passado ficou muito aquém das necessidades, “mas sem a vossa colaboração torna-se muito difícil continuar a ajudar como queríamos”.
A Direcção deliberou aprovar o projecto pela verba 10.000,00 Euros.