A APARF na Etiópia 2021

Projecto 17/2021
Projecto: “Jardim de Infância de Ohaba”

O projecto foi iniciado em 2015 pelos Missionário Combonianos portugueses a trabalhar na Etiópia, na Missão de Gilgel Beles. O pároco, Pe. Marco Innocenti, tem agora a ajudá-lo um leigo Comboniano, Pedro Nascimento que faz a ligação com a APARF. A missão situa-se na província de Metekel, a noroeste da Etiópia, fazendo fronteira com o Sudão, e é uma das mais marginalizadas e esquecidas do país.
A APARF apoia este projecto desde início para dar continuidade ao programa de ajuda alimentar e escolar, destinado às crianças que vivem em populações isoladas e distantes das escolas existentes.
Esta região é habitada pelos Gumuz, um povo muito pouco apreciado e muito marginalizado pelos povos vizinhos. Os Gumuz, outrora escravos, vivem essencialmente duma agricultura de subsistência.
Por razões culturais há uma grande dificuldade de os pais deixarem os filhos ir à escola. Os educadores (missionários) “usam” a alimentação, uma refeição diária, como motivação para a assiduidade das crianças para que estas possam ter alguma formação.
A Direcção deliberou aprovar o projecto pela verba 7.500,00 Euros.