A APARF em São Tomé e Príncipe 2020

Projecto 65/2020
Projecto: “Lar das Cotovias – nutrição”

São Tomé não tem rede de transportes, muito menos transporte escolar.
As crianças e os jovens que queiram estudar têm de ficar a residir na cidade durante a semana. Para os mais pobres, das roças, é impossível darem educação aos filhos pois não têm dinheiro para pagar o alojamento. Assim, a única solução para estes jovens é o apoio na casa das irmãs. Assistimos a esta solução em várias cidades e sempre com o apoio dos Institutos Religiosos.
O apoio pedido é para ajuda na alimentação das 20 meninas que a casa acolhe.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba de 5.000,00 Euros.

Projecto 64/2020
Projecto: “Alimentar idosos das roças”

As Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em Guadalupe, São Tomé, têm um programa de assistência e apoio aos mais e idosos e carenciados (muito pobres) que residem nas roças a norte da capital. As roças, outrora centros de trabalho que foram desmanteladas como tal e ocupadas pelas pessoas que não têm outro local para viver, são comunidades onde se vive em barracas com dificuldades enormes de alimentação, salubridade, higiene e cuidados de saúde. Não há meios de transporte, a não ser a “moto-táxi” não adequada a idosos e doentes, pelo que estão dependentes de alguma ajuda que possa chegar-lhes directamente.
A Segurança Social, embora exista, paga uma reforma mensal de 10,00€ e no mercado um par de sapatos em segunda mão chega aos 50,00€ (informação de Dom Manuel dos Santos há dias na sede da APARF)
As Irmãs vão semanalmente a estas comunidades, munidas de listagem de pessoas referenciadas para apoiar, fazendo distribuição de bens essenciais como leite em pó, arroz, massa, outros nutrientes, sabão e alguns medicamentos.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba de 5.000,00 Euros.

Projecto 54/2020
Projecto: “Cantina Social – Paróquia da Sé”

A Paróquia da Sé, bem no centro da cidade de São Tomé, criou uma cantina social para dar diariamente uma refeição quente a 70 idosos. Tem sido possível mantê-la com a generosidade de particulares e da Cáritas Paroquial. Com a crise instalada pela pandemia as dificuldades agravaram-se e os apoios diminuíram.
Solicitam-nos apoio para alimentação.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba de 7.500,00 Euros.

Projecto 24/2020
Projecto: “Apoio aos Centros Teresianos de São Tomé e de Angolares”

As Irmãs Maria do Rosário e Luísa Josefa, da Companhia de Santa Teresa de Jesus, (Teresianas) em S. Tomé, solicitam à APARF ajuda para a manutenção do Centro Teresiano de Formação Feminina presente em duas comunidades – S. Tomé e Angolares. Solicitam apoio para alimentação e cuidados de saúde.
A Direcção da APARF decidiu apoiar este projecto pela verba de 10.000,00 Euros.