Espaço Voluntariado

Voluntariado

(art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)
Voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Não são abrangidas pela presente lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

Voluntário
(art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)
É o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei.

O que é?…
O Voluntariado Internacional é uma área específica do voluntariado: é desenvolvido por voluntários, por períodos mais ou menos longos, em países terceiros, designadamente em processo de desenvolvimento

Objectivo
Todos aqueles que pretendam exercer o Voluntariado na área da saúde encontram na APARF uma oportunidade privilegiada para adquirir conhecimentos e experiência, especificamente no diagnóstico, tratamento e cura de doentes de Hansen (lepra). Os voluntários terão também a possibilidade de receber formação com acompanhamento de profissionais de saúde e contar com o apoio e conhecimento de outros voluntários que já viveram uma experiência no terreno.

Descrição
Os voluntários encontram na APARF, uma série de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Pretende-se que o/a voluntário/a, depois da formação necessária, faça a experiência durante 1 ano (mínimo) num dos países em que a doença ainda é um flagelo. O país em questão será acordado entre a APARF, o/a voluntário/a e as Missões onde a Associação tem projectos em desenvolvimento.

Perfil do Voluntário
Os Voluntários da APARF caracterizam-se, de maneira geral, pelo seu carisma humanitário e fraterno. Será dada preferência a candidatos que sejam profissionais de saúde – sem exclusão imediata de outros candidatos – responsáveis, assíduos, apresentem disponibilidade familiar e profissional, sejam sensíveis a esta causa na “luta contra a lepra e todas as lepras” e que tenham mais de 20 anos.

Para mais informações sobre o Voluntariado:
E-mail: elisabete.lourenco@aparf.pt

Para conhecimento de outros voluntários da APARF, as suas vivências e testemunhos visite o Blog do Voluntariado da APARF.